
O pianista, flautista e compositor Jovino Santos Neto, reconhecidamente um dos mais talentosos discípulos de Hermeto Pascoal e habitante desde 1993 da cidade americana de Seattle, vem desenvolvendo sua carreira em múltiplos segmentos. Toca e compõe do jazz à música de câmara, mas sem nunca se afastar da essência brasileira em seus trabalhos. Atua como professor de piano e composição no conceituado Cornish College of the Arts e participa, ainda de trabalhos com músicos do mundo inteiro.
Jovino já tem vários CDs lançados no mercado mundial. Recebeu 3 indicações para o Grammy Latino pelos trabalhos Canto do Rio (2004), Roda Carioca (2006) e Live at Caramoor (2009). Em 2008 ele produziu Alma do Nordeste, uma viagem musical pela essência da música nordestina. Em 2010 ele lançou pela gravadora Adventure Music Veja o Som, um CD duplo com duetos gravados com 20 artistas diferentes, entre eles João Donato, Joyce, Paula Morelenbaum, Paquito d’Rivera, Gretchen Parlato, Bill Frisell e muitos outros. Este trabalho recebeu inúmeros elogios da imprensa nos Estados Unidos e no mundo. Em 2011 foi lançado Corrente, o CD mais recente garvado pelo Jovino Santos Neto Quinteto.
Jovino também editou e lançou através da famosa Universal Edition de Viena, Tudo é Som, o primeiro de uma série de livros de partituras de Hermeto Pascoal destinados aos músicos do mundo inteiro. Jovino também editou World Music Brazil, um livro de partituras com música folclórica brasileira para a mesma editora.
Suas composições unem o arrojo e a modernidade harmônica com ritmos tradicionais brasileiros como o samba, o baião, o xote e o maracatu, abrindo espaços para a expressão da sensibilidade artística dos músicos com quem Jovino divide os palcos e os estúdios. Como pianista, Jovino exibe uma técnica segura aliada a um toque delicado e energético ao mesmo tempo.